05/03/2011

Como Testar Listas de Email Marketing Opti-in

Quando construímos uma Lista de Email Marketing baseando nas nossas próprias campanhas publicitárias e as pessoas se inscrevem autorizando receber as mensagens é o que chamamos de Opti-in.

Mas como podemos garantir que as listas compradas (1 milhão de emails ou mais) vêm de pessoas que autorizaram receber mensagens publicitárias?

Não é fácil descobrir e o risco é muito grande de estar praticando SPAM.

Por isso eu sempre tive a certeza de que o melhor método e a forma correta de iniciar o email marketing é você construir a sua própria lista, baseada nos seus velhos e bons formulários de contato e páginas de captura.

Apesar de todos os métodos de geração de tráfego que podem ser usados para acelerar o processo, a construção de uma boa lista de emails leva algum tempo.

Existem empresas e profissionais que não podem esperar as pessoas se cadastrarem por conta própria e precisam comprar listas segmentadas com urgência.

Se for o seu caso, então pelo menos siga as recomendações desse artigo para tentar diminuir a chance de estar praticando SPAM, o que poderia trazer sérias consequências para o seu negócio.

Algumas pistas podem ajudar você a descobrir se a lista comprada tem alguma chance de ser formada por assinantes Opti-in.

Em primeiro lugar, peça à empresa de email marketing para mostrar e provar para você quais são as campanhas publicitárias que está realizando com emails no mesmo segmento que você pretende adquirir.

Peça uma relação dos sites de pequenas, médias e grandes empresas ou profissionais de marketing que estão realizando essas campanhas e contrataram o serviço dessa empresa de email marketing.

Faça uma inscrição para testar essas campanhas usando um email provisório. Evite se cadastrar usando o email que você usa no dia a dia para não receber uma enxurrada de mensagens.

Se tudo estiver correto, logo você vai estar recebendo os emails enviados pelas empresas que contrataram o serviço de email marketing e terá a certeza de que as campanhas estão realmente funcionando.

Se forem empresas conhecidas como Submarino.com, Americanas.com, PontoFrio.com e outras, provavelmente os usuários devem ter realmente se cadastrado de maneira correta por meio de algum método opti-in.

Mas ainda tem outro procedimento que você pode realizar, embora seja um pouco mais trabalhoso.

Você pode entrar em contato com os próprios clientes da agência publicitária e checar se realmente estão satisfeitos com o trabalho ou se estão recebendo muitas queixas de SPAM.

Seguindo essas simples recomendações, certamente você vai encontrar empresas sérias realizando boas campanhas de email marketing com grandes listas opti-in.

Geralmente elas constroem os seus bancos de dados comprando de grandes empresas, como administradoras de cartões de crédito, que têm milhões de usuários e já costumam comercializar suas listas.

Mas com certeza existem inúmeras empresa falsas, vendendo listas que não passam de um grande lixo eletrônico.

Por isso é importante realizar testes e verificações antes de sair por aí comprando uma lista com milhões de emails que prometem ser válidos, atualizados e com permissão de recebimento.

Outro detalhe importante é você desconfiar do preço. Geralmente as empresas que realizam boas campanhas de email marketing possuem toda estrutura para fazê-lo e acabam cobrando mais caro por isso. Se encontrar uma grande pexincha, desconfie logo.

Apesar de nunca ter comprado nenhuma lista, um dia desses resolvi testar um desses fornecedores que sempre acabam parando na minha caixa de SPAM e a experiência foi "chocante".

Descobri que ele ainda não tem nenhuma pontuação no PagSeguro. Significa que ele nunca realizou nenhuma venda e quem comprar pela primeira vez pode estar correndo um grande risco de não receber nada.

Se você prefere aprender a realizar suas campanhas de email marketing, construindo um banco de dados com base nos seus próprios sites e blogs, então faça a sua inscrição no meu Curso Grátis de Internet Marketing acessando:

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Você ainda vai descobrir uma incrível maneira de ter retorno financeiro durante a divulgação, conhecida como Proposta Monetizada.

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