04/10/2011

5 Opções Extremas de Backup Blogspot

Você tem toda razão se estiver com mêdo de perder seus dados e quiser fazer um backup blogspot.

Embora as pessoas que conheço pessoalmente, nunca tenham relatado problemas com esta plataforma gratuita de blog, todo cuidado é pouco, caso algum dia necessitem tomar medidas extremas de recuperação de dados.

Várias pessoas contam na internet que já perderam seus blogs, não possuíam backup blogspot e por isso não conseguiram recuperar o trabalho.

Algumas delas desistiram completamente de trabalhar no blogger e partiram para outras plataformas pagas, como o Wordpress, embora possam enfrentar problemas por lá, se também não tiverem os cuidados necessários.

Eu conheço os dois lados da moeda e sei perfeitamente que se pode ter problemas tanto no blogger quanto no Wordpress, ou seja, imprevistos podem ocorrer num blog gratuito ou num blog pago.

À princípio você pode até pensar que se trata de sorte ou azar.

Mas a verdade é que podemos tomar precauções para evitar algum prejuízo maior, caso ocorra algum problema se você estiver precisando blogar por hobby ou mesmo para ganhar dinheiro com blog.

Se você estiver realizando um backup blogspot, o prejuízo será bem menor e os problemas podem ser reversíveis.

Então conheça algumas dicas para você fazer um backup blogspot.

Primeira opção: Faça um backup blogspot periódico usando o sistema de exportação / importação do blogger.

O blogger não possui uma forma apropriada de se fazer cópias de segurança.

No entanto, a estratégia mais parecida com um backup blogspot é você utilizar o recurso de exportação / importação que o blogger disponibiliza.

Para fazer isso, você deve acessar a sua conta do blogger e abrir o menu "Configurações > Outro > Ferramentas do Blog".

Dentro deste menu você vai pressionar o comando "Exportar Blog" e depois pressionar o botão "Fazer Download Do Blog".

Ao executar este comando, você tem a opção de salvar o conteúdo do blog em um arquivo, que pode ser gravado na pasta que você escolher em qualquer disco rígido local, CD, DVD, pendrive, etc.

Você pode fazer este backup blogspot, num intervalo adequado à sua rotina de trabalho.

Por exemplo, se você publica vários posts por dia, então deve realizar o backup blogspot todos os dias, sem falta.

Mas se você publica somente uma vez por semana, então não precisa fazer mais do que um backup por semana ou a cada 15 dias.

Se algum dia você perder completamente o blog e não conseguir recuperá-lo, então deve registrar outro blog, de preferência utilizando o mesmo nome de domínio que possuía antes.

Em seguida, faça o procedimento inverso ao que usou para exportar o backup blogspot original.

Mas nesse caso, utilize o comando "Importar o Blog", à partir do arquivo gerado durante a última cópia de segurança que você criou.

Assim você estará recuperando o conteúdo que possuía antes.

Lembre-se que se trata de um recurso extremo, que deve ser utilizado somente em último caso.

Isso só deve ser feito se você já tentou de tudo, se já esperou alguns dias para ver se não é um problema temporário do blogger e se tentou se comunicar com o Google relatando o problema.

Segunda opção: Criar um backup blogspot em formato de texto, com o conteúdo de todas as suas postagens.

Uma maneira bem fácil de fazer isso é criar o texto em forma de rascunho, enquanto publica cada um dos artigos do seu blog.

Antes de publicar cada post, crie o texto num documento do word, bloco de notas ou qualquer editor de textos que preferir.

Faça este documento como se estivesse escrevendo um livro ou um diário e somente depois copie o texto e cole no blog para finalmente publicar seu artigo.

Fazendo isso, você vai manter uma cópia de todos os textos publicados no seu blog neste documento e pode recuperá-los em caso de extrema necessidade.

Esta opção não substitui a anterior, mas representa uma segurança adicional em caso de perda.


Terceira Opção: Guarde o link permanente e o título de todas as suas postagens.

Se, por algum motivo você tiver perdido o seu blog, digite o link ou o título de suas postagens na barra de pesquisas do Google.

Ao ver uma mensagem informando que a página não está mais disponível, procure o link contendo o seguinte texto: "Em Cache".

Clicando sobre esta palavra, você será direcionado para a última versão salva pelo Google, da respectiva página ou post.

Este recurso também é complementar e não substitui os anteriores.

Confesso que já cheguei ao ponto de quase ter que recorrer a este recurso extremo, quando um dos meus serviços de hospedagem tratou de desaparecer com minhas ultimas postagens.

O incrível é que isso não ocorreu no blogger, mas sim no Wordpress, em domínio próprio e hospedagem paga.

Por isso, um backup blogspot e todas as demais precauções acima devem ser tomadas por qualquer pessoa que esteja publicando conteúdo na internet.

E os cuidados devem ser tomados em qualquer tipo de plataforma, independente de serem blogs pagos, gratuitos ou até mesmo sites.

Quarta Opção: Softwares independentes ou serviços online de backup.

Você também pode recorrer a softwares independentes e serviços online de backup blogspot, como o Blogger Backup Utility, Blog Backupr, HTTrack Website Copier, BlogBackupOnline e o BlogCollector.

Enquanto alguns deles são serviços online, outros tem a capacidade de salvar seus posts em formato HTML ou XML, que é o mesmo arquivo gerado na exportação do backup blogspot da "Primeira Opção" deste artigo.

Quinta Opção: Receber seus posts por email.

Você também tem outra opção de backup blogspot, se configurar o blogger para enviar novos posts por email para você ou para até 10 endereços de email que desejar.

Nesse caso, entre no blogger, acesse o menu "Configurações > Celular e e-mail" e ative "Postagens por e-mail para".

Digite uma lista separada por vírgulas com até 10 endereços de email para que o blog seja enviado quando você publicar.

Todos os métodos são preventivos, mas podem não deixar o seu blog exatamente como estava antes.

Sempre pode haver alguma perda, como o desaparecimento de links permanentes que estavam indexados nos buscadores, links internos, externos, fotos, imagens, anúncios do adsense e de sistemas de afiliados e muitos outros problemas.

Por isso, é muito importante você também manter uma documentação contendo o histórico de tudo que fizer no seu blog, sempre pensando na possibilidade de ocorrer algum problema.

Guarde todas as imagens, áudios, vídeos, links e o histórico de tudo, de forma que você possa recuperar ou refazer rapidamente depois, caso tenha necessidade.

Não conheço pessoalmente ninguém que tenha perdido um blog completamente, seja blogger ou wordpress. Mas pesquisando na internet descobrimos diversas pessoas que já passaram por esta situação.

Por isso, a realização de um backup blogspot pode ajudar você bastante, caso ocorra algum imprevisto.

2 comentários:

  1. Boa Noite. Tenho uma pergunta. Se eu fizer um blog gratuito, mas depois de um tempo eu decidir mudar pra uma plataforma paga, fazendo esse backup, eu posso fazer a transferência do meu blog? Se não, como eu faço pra fazer essa transferência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mauricio Gash,

      Tudo bem?

      O método de backup descrito neste artigo serve apenas para você recuperar os dados na a mesma plataforma que utiliza atualmente.

      Se quiser migrar para uma plataforma paga, então o procedimento é bem mais complexo.

      Porém, para ajudar nesse processo, o Marcos Lemos, do Ferramentas Blog criou este post:

      http://www.ferramentasblog.com/2011/02/como-migrar-do-blogger-para-o-wordpress-org-migrando-seu-blog-tutorial-completo.html

      Abraços e Sucesso!!!

      Excluir

Comente este post aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...