03/09/2012

É Possível Capturar Clientes de Uma Maneira Bem Mais Fácil.

Como você pode capturar clientes nos seus formulários de contato, sabendo que 90% dos internautas não gostam de preencher solicitações de registro em sites?

Além do excesso de senhas e logins que os usuários da internet precisam lembrar diariamente, ainda tem o medo que eles tem de deixar dados pessoais em sites muitas vezes desconhecidos.

Mas existem algumas maneiras de capturar clientes para a sua lista de email marketing ou site de eccomerce de maneira a não assusatar os usuários.

O ideal, se possível, é simplesmente remover a necessidade de se cadastrar um login e senha.

Mas ainda existem outras medidas que você pode tomar para capturar clientes de maneira mais fácil.

Facilite ao máximo a vida do prospecto, solicitando apenas o nome e o email para enviar mais informações gratuitas a ele.

Você sempre vai obter mais dados do cliente depois que ele efetuar uma primeira compra nos seus sites.

Outra excelente alternativa, é aproveitar o login que os seus clientes já possuem nas redes sociais.

A maioria dos internautas já possuem conta em sites como o Facebook, Twitter, Google, OpenID, e normalmente já estão navegando em alguma dessas redes sociais.

Então, para que você consiga capturar clientes, ou iniciar uma venda, basta que o usuário dê um clique no logo que você oferece no seu formulário de contato.

Os formulários são a etapa mais trabalhosa do processo de compra online e por isso são a maior barreira para fechar qualquer tipo de venda.

Por este motivo, aqui estão 8 dicas para que o seu formulário de contato possa capturar clientes de maneira mais fácil:

1) Solicite somente informações realmente indispensáveis para capturar clientes ou fechar uma compra.

Evite, por exemplo, solicitar a data de nascimento, profissão, senha, CPF, telefone, bairro, etc, sempre que possível.

2) Em vez de pedir o nome e o sobrenome em campos separados, procure fazê-los em um mesmo campo.

3) Procure sempre explicar porque é necessário preencher a informação solicitada.

Ao solicitar o telefone, por exemplo, explique o motivo: “entraremos em contato por telefone caso ocorra algum problema com a entrega”.

4) Não solicite a mesma informação mais de uma vez no mesmo formulário.

5) Preencha automaticamente o endereço à partir do CEP digitado pelo cliente.

6) Forneça exemplos sobre como preencher cada campo.

7) Valide o campo imediatamente após o preenchimento, ou informe se alguma informação foi preenchida incorretamente.

8) O tamanho dos campos deve ser proporcional ao conteúdo esperado para ele.

Com uma média de 7 a 10 senhas diferentes que a maioria das pessoas costumam ter que lembrar, 40% dos internautas têm problemas com novas senhas.

Além disso, 54% dos consumidores sairiam de um site, ou não o acessariam mais, caso apresentasse solicitações de registro.

Mesmo assim, 60% dos consumidores online estariam dispostos a fornecer mais informações pessoais em um site (incluindo a idade, localização ou estado civil) se soubessem como as suas informações serão usadas.

Então é por isso que você deve facilitar e simplificar ao máximo o processo de capturar clientes no seu site, seguindo as dicas que acabou de aprender nesse artigo.

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