24/07/2010

Blog Gratuito x Blog Pago!

Ter um blog gratuito como o Blogger ou um blog pago como o Wordpress é sempre uma dúvida comum para a maioria das pessoas que estão diante de um novo projeto de blog.

Cada um deles tem algumas vantagens e desvantagens. E cabe a você analisar cuidadosamente as principais características de cada um deles antes de se decidir.

Vejamos algumas diferenças básicas entre um Blog Gratuito (Blogger) e um Blog Pago (WordPress):

Facilidade de uso:

O Blogger é bem mais simples de usar e permite que qualquer iniciante tenha um blog em pouco tempo. Basta ler o artigo que publiquei com o título Como Fazer um Blog Gratuito e Lucrativo.

No WordPress você tem uma série de recursos que precisa aprender a usar.

Custo:

No Blogger você não paga nada pelo domínio, hospedagem ou transferência de dados. A hospedagem é realizada gratuitamente nos próprios servidores do Google, que estão entre os mais confiáveis do planeta.

No caso do Wordpress, você tem despesas com:

  • Registro de Domínio e Hospedagem.
  • Caso prefira escolher um tema pago, esta é mais uma despesa que vai ter com seu blog.
  • Se o seu blog possuir um grande tráfego e uma elevada taxa de transferência de arquivos mensal, então você também precisa pagar o excesso para o seu provedor de hospedagem.

Segurança:

No Blogger você não tem acesso nem ao banco de dados nem à grande maioria dos arquivos. Então não pode fazer backup completo dos dados.

Neste ponto, o Blogger é mais vulnerável à perda de dados do que o Wordpress, embora você possa confiar bastante nos servidores do Google. Você também tem algumas ferramentas básicas de backup que são oferecidas pelo Blogger.

No caso do WordPress você pode modificar o tema com muito mais liberdade, trabalhar com imagens e arquivos e principalmente realizar backups completos do banco de dados e de todo o blog, porque fica no servidor que você escolheu para ter acesso completo.

Recursos, Plugins e Ferramentas:

Os dois sistemas tem muitos recursos, gadgets, plugins e ferramentas, mas neste ponto encontramos uma variedade maior para Wordpress.

Manutenção e Atualização do blog e dos acessórios:

No blogger, tudo é feito de forma automática pela equipe do Google e você não tem com o que se preocupar.

No caso do Wordpress, você tem que estar atento em instalar constantemente as atualizações que são oferecidas para não ter problemas futuros durante a utilização do blog.

Temas e Templates:

É muito mais fácil encontrar temas para o Wordpress do que para o Blogger. Mesmo assim existem inúmeras opções para as duas plataformas. E você sempre tem a opção de personalizar à vontade o tema do seu blog.

É sempre bom lembrar que o Wordpress permite que você modifique completamente os seus posts, títulos a estrutura do blog, pastas, páginas, sub-domínios, etc.

Muitas destas modificações não podem ser feitas no Blogger e você tem que se contentar com a estrutura básica oferecida por ele.

Então, se você quer simplesmente começar a usar um blog e não tem muito conhecimento em criação de sites, o Blogger é altamente recomendado para você.

Mas se você já é um usuário avançado e pretende ter um blog profissional, então Clique Aqui e escolha o Hosting Premium para ter o seu blog.

É uma fantástica plataforma de hospedagem que oferece um Blog WordPress pré-instalado, com domínio incluído, um ótimo painel de controle e uma robusta plataforma de hospedagem. Quase tudo nele é ilimitado.

Com o Hosting Premium você não tem que se preocupar em realizar pagamentos adicionais pelo excesso de tráfego, imagens, sons, vídeos e recursos adicionais.

Além disso, você tabém não tem que se preocupar com o bloqueio do serviço, a queda de desempenho ou falta de recursos durante os períodos de grande tráfego.

10 comentários:

  1. adorei este post amigão

    ResponderExcluir
  2. Olá Professor Renato Pantanal,
    Agradeço por ler o meu blog.
    Que bom que gostou deste artigo.
    Obrigado e Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Ainda assim prefiro o wordpress, por ser Open Source tem uma comunidade gigantesca de desenvolvedores, e é uma plataforma para blog profissional, querendo ou não a Google não libera o código fonte do Blogger! Concordo que os custos nem se comparam, mas em longo prazo ter um domínio próprio se faz necessário e o próprio blogger aceita isso, o ponto aqui é a plataforma e o wordpress é gratuito tanto a versão self-hosted quanto a online .wordpress somente no caso da self-hosted é que você precisa de um servidor para hospedagem e nesse caso se tem que pagar sim, mas um servidor pago junto com um domínio próprio ti da outros benefícios... Ter e-mails personalizados, atualizações constantes de novas tecnologias, e mais isso tudo sendo esclarecido ao usuário e dando a opção a ele de aceitar ou não, no caso do blogger se a Google decidir modificar a plataforma, todos os usuários ficaram a mercê disso! São outros contrapontos, concordo que o blogger é fácil de utilizar, mas não podemos cair na besteira de dizer desta água nunca beberei.


    Luz na mente e Paz no coração.

    ResponderExcluir
  4. Olá Thiago Blauth,
    Tudo bem?
    Seu comentário enriqueceu e completou ainda mais esse artigo.
    Você tem profundos conhecimentos e grande experiência neste assunto.
    Obrigado e Sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Adorei me esclarecer neste seu poste sobre as vantagens e as desvantagens entre o blogger gratis e o wordpress pago... Estava a horas tentando encontrar na net essas informações, mas não havia achado nada tão específico.

    Obrigada pela útil informação, mas já que você pode criar este poste rico em conhecimento nesta área, vou aproveitar para tirar mais uma pequenina dúvida, se me puder responder agradeço!

    Será que um blog gratuito "Blogger" suportaria o trafego de umas 5 a 10 mil vizitas diarias sem ficar lento, pesado?? No caso de ganhos com AdSense será que o blogger ou seja sei lá o próprio google ficará com aguma parte como comissão dos nossos ganhos??

    Desde já Obrigada!

    Fabiana

    ResponderExcluir
  6. Olá Fabiana,

    Tudo bem?

    Que bom que você adorou minhas dicas.

    Agora vou responder suas dúvidas:

    1) Será que um blog gratuito "Blogger" suportaria o trafego de umas 5 a 10 mil vizitas diarias sem ficar lento, pesado??

    Resposta:

    Com certeza, qualquer blog gratuito do Blogger suporta tráfego ilimitado.

    O Google possui os melhores servidores e está sempre aumentando a capacidade de processamento.

    Algo que pode prejudicar a navegabilidade e rapidez de abertura dos seus posts e páginas, são componentes que você mesma coloca.

    Como por exemplo, posso citar imagens pesadas e outros elementos que vão interferir na velocidade de acesso ao seu blog.

    2) No caso de ganhos com AdSense será que o blogger ou seja sei lá o próprio google ficará com aguma parte como comissão dos nossos ganhos??

    Resposta:

    Com certeza o Google fica com uma parte dos ganhos gerados pelos anúncios do Adsense que aparecem no seu blog.

    Mas ele tem todo direito de fazer isso, afinal de contas ele é proprietário desse fantástico sistema de afiliados e precisa sobreviver.

    O Google arrecada o dinheiro dos anunciantes que pagam para anunciar e você recebe uma boa parte desse dinheiro, cerca de 50% do valor arrecadado.

    Com a parte que fica com o Google, ele reinveste em mão-de-obra, tecnologia, capacidade de processamento e em novos serviços gratuitos, como o gmail, youtube, orkut, analytics e todos os outros produtos que você pode utilizar no dia a dia.

    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde

    Nas minhas pesquisas cheguei ao seu blog, que me despertou curiosidade e agrado.

    Tive alguns sites associados a uma conta google. De repente, todos eles desapareceram. O principal era o https://sites.google.com/site/especiariass, que possuía imenso conteúdo. Enviei várias mensagens para o google e não obtive qualquer resposta.Será pelo facto de serem grátis ?

    Agora estou indecisa entre construir um no wordpress ou no bloguer. Acho o wordpress bastante complexo nas suas ferramentas e impeditivo para publicidade do adsense ou outros banners de afiliados. Receio também que pelo facto de ter um alojamento grátis, posso ficar sem ele.

    Gostaria de saber a sua opinião. O que me sugere ? O conteúdo dos meu sites versam bem estar e fotografia.

    Grata pela atenção. Cumprimentos.

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Tudo bem?

    No seu caso específico, ao acessarmos o link do seu blog aparece a seguinte mensagem do Google:

    "The Google Account of a site owner has been disabled because of a perceived violation of the Terms of Service. The site owner needs to restore their Google Account before this site can be viewed. Learn more".

    Segundo eles, você deve ter violado algumas das diretrizes e por isso seu blog foi desabilitado.

    Você pode, por exemplo, ter copiado textos de outros sites e blogs ou utilizado imagens com direitos autorais, mas somente o Google pode lhe dar a resposta, o que até agora você não conseguiu.

    A verdade é que você tem toda razão de estar com receio de voltar a escrever em sites gratuitos como o blogger.

    Embora eu não conheça pessoalmente ninguém que tenha perdido um blog, muitas pessoas reclamam desse problema na internet.

    Construir um blog no wordpress dá mais controle e tem mais opções de backup do que no bloguer, embora a maioria das pessoas não tenham o costume de fazer.

    Por isso o risco de perder o trabalho também existe no Wordpress.

    Se você puder aprender a trabalhar no Wordpress e fizer os procedimentos de backup adequados, vai descobrir que é muito mais seguro do que no blogger.

    Com relação "ao Wordpress ser impeditivo para publicidade do adsense ou outros banners de afiliados", isso não procede.

    Tudo que você pode usar no blogger, pode usar também no Wordpress, sem nenhum tipo de problema, inclusive anúncios do adsense ou qualquer sistema de afiliados.

    Não vale à pena é você usar a versão Wordpress.com que é gratuita e possui os mesmos problemas e limitações do blogger.

    O ideal é você manter um blog Wordpress.org com domínio próprio e hospedagem paga.

    Caso prefira permanecer no blogger, siga as seguintes dicas para evitar futuras perdas de dados:

    http://bloglucrativo.blogspot.com/2011/10/5-opcoes-extremas-de-backup-blogspot.html

    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Ronald, boa tarde, chamo-me Ana Teresa, tenho 39 anos e gostaria que me dissesse uma coisa: Na sua opinião Pessoal qual é para si o melhor site de blog, Blogger ou Wordpress? É que já tive um blog no Blogger e agora abri um no Wordpress desde que o Blogger deixou de efetuar a partilha de temas e imagens só que estou um pouco arrependida pois não está a ter o resultado que eu desejava que era obter Seguidores e por outro lado como não posso ter um plano pago pois sou Dependente da minha Mãe devido a ter Hidrocefalia e Epilepsia gostava que me ajudasse. Pode responder a minha pergunta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Teresa,

      Obrigado por perguntar!

      O Wordpress é melhor e mais seguro, devido à grande quantidade de recursos e pelo fato de que você pode controlar todos os arquivos e o domínio em servidor próprio.

      Mas quando muito bem utilizado, ou seja, com conhecimentos adequados sobre o seu objetivo, você pode obter bons resultados com qualquer uma das duas plataformas.

      Por exemplo, esse blog é do Blogger e não tenho publicado a bastante tempo.

      Mesmo assim, ele possui um indice de páginas e keywords ranqueadas no Google, semelhante a um Wordpress que eu também tenho e que está bem mais atualizado.

      Então, os resultados vão depender da sua capacidade de aprender sobre como gerar tráfego para o blog, qualquer que seja a plataforma, especialmente sobre conhecimentos em SEO (Search Engine Optimization), um assunto que eu falo muito aqui e também no https://www.renda3.com

      Porém, em termos de segurança, caso tenha costume de fazer backups periódicos, o Wordpress é o melhor.

      Desejo melhoras para a sua querida Mãe.

      Abraços e Sucesso!

      Excluir

Comente este post aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...