Um autoresponder é um programa que envia automaticamente um e-mail, ou uma sequência de mensagens, quando uma determinada ação é concluída pelo assinante.
Esse tipo de serviço lhe permite automatizar praticamente qualquer tipo de negócio online.
Por exemplo, se você acabou de comprar algo no site Americanas.com, um e-mail automático é enviado imediatamente para você informando que o pagamento foi recebido e, outra mensagem será enviada assim que o produto for despachado pelos correios.
E se você trabalha com marketing digital, especialmente com marketing de afiliados, um autoresponder pode ser uma ferramenta muito poderosa para você.
Na internet existem vários e bons serviços de autoresponder, como o Aweber ou MailChimp, entre outros.
Os serviços prestados por uma empresa de autoresponder são cobrados mensalmente, sendo que normalmente eles utilizam o cartão de crédito internacional como principal meio de pagamento.
E um serviço como este não é tão difícil de se aprender a utilizar. Uma conta de autoresponder normalmente oferece uma interface de usuário bastante parecida com a do seu site ou blog, por exemplo.
Você só precisa criar um formulário básico na própria interface, normalmente utilizando modelos prontos, e depois copiar o código em html para ser vinculado no seu site ou blog. Com este formulário você se torna capaz de capturar os endereços de e-mail dos visitantes do seu site.
À partir desse momento, você poderá programar o seu serviço de autoresponder com mensagens que serão enviadas para as pessoas que se cadastraram na sua lista.
E por causa disso, você vai adorar as dicas de uso de um autoresponder que eu vou lhe dar à partir de agora:
Dica #1: Crie um site ou blog.
Quando você cria um site ou um blog, é sempre por uma razão específica. Pode ser que você queira fornecer informações para as pessoas interessadas no seu nicho de mercado, ou então queira vender produtos relacionados a esse nicho, ou até mesmo para fazer propaganda de produtos de afiliados para vender e ganhar comissões, entre vários outros motivos.
O que você precisa ter em mente, é que sempre vai levar vantagem quando puder trazer os visitantes do seu blog para a sua lista de contatos, conforme eu vou lhe mostrar nas próximas dicas.
Dica #2: Integre o seu autoresponder ao seu blog.
Quando o seu site ou blog tiver sido criado, você pode vinculá-lo ao seu autoresponder através de um formulário de contato, ou então por meio de uma página de captura específica.
Na interface do programa de e-mail marketing você vai poder escolher que tipo de informações gostaria de capturar, como o primeiro nome, o sobrenome, o endereço de e-mail, e até o telefone do seu contato. Basta escolher a opção certa, que um código em html será gerado de acordo com a sua escolha, para que você possa publicá-lo no seu site.
Dica #3: Adicione conteúdo de qualidade.
Você sempre precisa manter o seu site ou blog repleto de informação interessante e valiosa, para que um visitante sinta que valeu à pena parar algum tempo para ler o seu conteúdo e depois navegar em vários posts ou páginas.
Dica #4: Ofereça alguma recompensa grátis em troca do cadastro dos seus visitantes.
Somente porque você inseriu um formulário de contato no seu site ou blog, não significa que milhões de pessoas vão se cadastrar voluntariamente.
Então será bem melhor se, além de solicitar que um visitante forneça o seu endereço de e-mail, você também possa oferecer em troca alguma informação valiosa, um produto gratuito, um relatório, um e-book, ou qualquer outro item que seja de valor para ele.
Dica #5: Crie relacionamento. Essa é a melhor dica para que o seu autoresponder traga bons resultados.
A venda online é o objetivo primordial de qualquer comerciante que tenha um negócio baseado na internet.
Porém, se quiser realmente ter sucesso à longo prazo, nunca se deve tentar vender em primeiro lugar, sob o risco de se perder definitivamente a grande maioria dos seus potenciais clientes. É necessário, acima de tudo, manter uma relação duradoura com os seus prospectos, sempre visando acrescentar cada vez mais valor, para que eles se sintam devidamente acolhidos por você e pelo seu negócio. Veja como um autoresponder pode lhe auxiliar nesta tarefa.
Assim que o endereço de e-mail dos visitantes for capturado, você pode programar uma sequência de mensagens logo em seguida, para que o visitante receba automaticamente informações úteis e relevantes sobre a sua área de interesse, sobre os seus produtos e até sobre novas ofertas.
Se você tiver algum blog repleto de conteúdo útil e interessante sobre o seu nicho de mercado, seria ótimo direcionar os seus leitores regularmente para ver os seus artigos, e até mesmo o seu canal do YouTube, se for o caso.
Com todas estas ações sendo feitas regularmente, e mantendo uma proporção de 4 mensagens úteis para cada 1 mensagem promocional, você deve começar a receber pedidos de vendas à medida em que a sua lista começar a crescer. E esta será justamente a nossa última dica.
Dica #6: Construa a sua lista.
À medida em que você continuar publicando novos posts no seu blog, e utilizar outros meios para atrair novos visitantes, os leitores vão começar a voltar regularmente para ler o que você tem escrito, e com isso aumentará também a chance deles comprarem os seus produtos e serviços.
Com um programa capaz de enviar automaticamente uma sequência de e-mails personalizada para aqueles visitantes que se inscreveram na sua lista por livre e espontânea vontade, todo o seu trabalho se resume em adicionar cada vez mais valor para que a sua lista não pare de crescer e atrair novos clientes em potencial para o seu negócio online.
Depois de ler as dicas acima, você aprendeu que um autoresponder pode ser um grande aliado do seu negócio, ajudando a garantir vendas muito mais rentáveis e duradouras dentro do seu nicho de mercado.
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