Quando você estiver envolvido em uma campanha de Email Marketing, alguns procedimentos simples podem fazer toda a diferença no resultado que você vai obter.
Claro que essas dicas podem e devem ser utilizadas em qualquer mensagem que você estiver escrevendo.
Mas a maioria desses recursos só estão disponíveis quando você estiver utilizando serviços profissionais de Email Marketing Com Autoresponder, como o Icontact por exemplo.
1) Personalize a Sua Mensagem
Os serviços profissionais de autoresponder oferecem diversas variáveis que podem ser utilizadas nas suas mensagens.
Essas variáveis são automaticamente substituídas pelos nomes (ou valores) originais de forma personalizada para cada um dos seus destinatários.
O ideal é você usar pelo menos, uma variável que contenha o nome do destinatário da sua mensagem sempre que for possível.
Em alguns casos você pode ter a necessidade de incluir outras informações como o email, a cidade, e o país do destinatário.
Personalizar o email é uma tarefa bastante simples, mas pode aumentar a chance do destinatário executar uma ação depois de ter lido a sua mensagem.
2) Inclua uma Chamada à Ação
Cada e-mail que você envia, deve mostrar exatamente aquilo que você deseja que o destinatário faça.
Inclua links diretos e chame atenção para quaisquer instruções especiais que você esteja fornecendo.
Não se preocupe em ser repetitivo. Você pode incluír uma chamada para ação no início da mensagem e também pode repetí-la no final.
3) Utilize um Modelo Padronizado
Em vez de enviar um e-mail genérico, mantenha um estilo único ou dedique algum tempo criando um modelo padronizado.
De preferência use as mesmas cores, fontes, cabeçalhos, rodapés e outros elementos que estejam relacionados com a marca do seu negócio.
Ao encontrar o mesmo modelo de email em todas as suas mensagens, o destinatário acaba reconhecendo a sua empresa, resultando numa forte sensação de confiança.
4) Ofereça uma Versão em Texto Simples
Mais uma vez, essa é uma opção disponível nos bons serviços de autoresponder.
Ofereça uma cópia da sua mensagem original HTML, porém numa versão em texto puro.
No Icontact, por exemplo, basta pressionar um botão. Ele cria uma cópia exata da mensagem original, porém sem a formatação dos parágrafos, cores e fontes, além de não possuir links clicáveis.
Essa versão é extremamente útil para os destinatários que ainda utilizam algum serviço de email que não seja capaz de exibir mensagens em HTML.
5) Teste as Suas Mensagens
É muito importante enviar as mensagens para você mesmo e fazer uma revisão, antes de enviar para toda a sua lista de destinatários.
Se for possível, faça um teste em vários serviços de e-mail diferentes. Ao ver como a mensagem chegará ao destinatário, você pode fazer as devidas correções.
6) Analise as Suas Estatísticas
Os serviços de Email Marketing geralmente oferecem estatísticas sobre quantas pessoas abriram suas mensagens e quantas clicaram nos links do texto. Você também fica sabendo quantos emails não foram entregues e quantas pessoas se descadastraram da sua lista.
Com base nas estatísticas você pode efetuar algumas alterações nas próximas mensagens para comparar se houve alguma melhoria nos resultados.
7) Faça uma Higienização Na sua Lista
De tempos em tempos, faça uma remoção das pessoas que não estiverem lendo suas mensagens.
Mas não seja tão rápido ao excluir estes usuários. Um email pode não ser entregue por uma série de motivos.
Se o assinante tiver preenchido o endereço de email de forma incorreta, por exemplo, talvez você mesmo possa corrigir.
O ideal é esperar para ver se o endereço volta mais de uma vez antes de removê-lo da sua lista.
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