Um autoresponder é um programa que envia automaticamente um e-mail, ou uma sequência de mensagens, quando uma determinada ação é concluída pelo assinante.
Esse tipo de serviço lhe permite automatizar praticamente qualquer tipo de negócio online.
Por exemplo, se você acabou de comprar algo no site Americanas.com, um e-mail automático é enviado imediatamente para você informando que o pagamento foi recebido e, outra mensagem será enviada assim que o produto for despachado pelos correios.
E se você trabalha com marketing digital, especialmente com marketing de afiliados, um autoresponder pode ser uma ferramenta muito poderosa para você.
Na internet existem vários e bons serviços de autoresponder, como o Aweber ou MailChimp, entre outros.
Os serviços prestados por uma empresa de autoresponder são cobrados mensalmente, sendo que normalmente eles utilizam o cartão de crédito internacional como principal meio de pagamento.
E um serviço como este não é tão difícil de se aprender a utilizar. Uma conta de autoresponder normalmente oferece uma interface de usuário bastante parecida com a do seu site ou blog, por exemplo.
Você só precisa criar um formulário básico na própria interface, normalmente utilizando modelos prontos, e depois copiar o código em html para ser vinculado no seu site ou blog. Com este formulário você se torna capaz de capturar os endereços de e-mail dos visitantes do seu site.
À partir desse momento, você poderá programar o seu serviço de autoresponder com mensagens que serão enviadas para as pessoas que se cadastraram na sua lista.
E por causa disso, você vai adorar as dicas de uso de um autoresponder que eu vou lhe dar à partir de agora:
Dica #1: Crie um site ou blog.
Quando você cria um site ou um blog, é sempre por uma razão específica. Pode ser que você queira fornecer informações para as pessoas interessadas no seu nicho de mercado, ou então queira vender produtos relacionados a esse nicho, ou até mesmo para fazer propaganda de produtos de afiliados para vender e ganhar comissões, entre vários outros motivos.
O que você precisa ter em mente, é que sempre vai levar vantagem quando puder trazer os visitantes do seu blog para a sua lista de contatos, conforme eu vou lhe mostrar nas próximas dicas.
Dica #2: Integre o seu autoresponder ao seu blog.
Quando o seu site ou blog tiver sido criado, você pode vinculá-lo ao seu autoresponder através de um formulário de contato, ou então por meio de uma página de captura específica.
Na interface do programa de e-mail marketing você vai poder escolher que tipo de informações gostaria de capturar, como o primeiro nome, o sobrenome, o endereço de e-mail, e até o telefone do seu contato. Basta escolher a opção certa, que um código em html será gerado de acordo com a sua escolha, para que você possa publicá-lo no seu site.
Dica #3: Adicione conteúdo de qualidade.
Você sempre precisa manter o seu site ou blog repleto de informação interessante e valiosa, para que um visitante sinta que valeu à pena parar algum tempo para ler o seu conteúdo e depois navegar em vários posts ou páginas.
Dica #4: Ofereça alguma recompensa grátis em troca do cadastro dos seus visitantes.
Somente porque você inseriu um formulário de contato no seu site ou blog, não significa que milhões de pessoas vão se cadastrar voluntariamente.
Então será bem melhor se, além de solicitar que um visitante forneça o seu endereço de e-mail, você também possa oferecer em troca alguma informação valiosa, um produto gratuito, um relatório, um e-book, ou qualquer outro item que seja de valor para ele.
Dica #5: Crie relacionamento. Essa é a melhor dica para que o seu autoresponder traga bons resultados.
A venda online é o objetivo primordial de qualquer comerciante que tenha um negócio baseado na internet.
Porém, se quiser realmente ter sucesso à longo prazo, nunca se deve tentar vender em primeiro lugar, sob o risco de se perder definitivamente a grande maioria dos seus potenciais clientes. É necessário, acima de tudo, manter uma relação duradoura com os seus prospectos, sempre visando acrescentar cada vez mais valor, para que eles se sintam devidamente acolhidos por você e pelo seu negócio. Veja como um autoresponder pode lhe auxiliar nesta tarefa.
Assim que o endereço de e-mail dos visitantes for capturado, você pode programar uma sequência de mensagens logo em seguida, para que o visitante receba automaticamente informações úteis e relevantes sobre a sua área de interesse, sobre os seus produtos e até sobre novas ofertas.
Se você tiver algum blog repleto de conteúdo útil e interessante sobre o seu nicho de mercado, seria ótimo direcionar os seus leitores regularmente para ver os seus artigos, e até mesmo o seu canal do YouTube, se for o caso.
Com todas estas ações sendo feitas regularmente, e mantendo uma proporção de 4 mensagens úteis para cada 1 mensagem promocional, você deve começar a receber pedidos de vendas à medida em que a sua lista começar a crescer. E esta será justamente a nossa última dica.
Dica #6: Construa a sua lista.
À medida em que você continuar publicando novos posts no seu blog, e utilizar outros meios para atrair novos visitantes, os leitores vão começar a voltar regularmente para ler o que você tem escrito, e com isso aumentará também a chance deles comprarem os seus produtos e serviços.
Com um programa capaz de enviar automaticamente uma sequência de e-mails personalizada para aqueles visitantes que se inscreveram na sua lista por livre e espontânea vontade, todo o seu trabalho se resume em adicionar cada vez mais valor para que a sua lista não pare de crescer e atrair novos clientes em potencial para o seu negócio online.
Depois de ler as dicas acima, você aprendeu que um autoresponder pode ser um grande aliado do seu negócio, ajudando a garantir vendas muito mais rentáveis e duradouras dentro do seu nicho de mercado.
24/07/2015
13/07/2015
Um Dia Típico de Quem Trabalha Com Produção de Conteúdo!
Eu tenho notado que não é muito comum as pessoas que trabalham com a produção de conteúdo para a internet darem dicas e truques sinceros sobre o que elas realmente fazem todos os dias.
Apesar de existirem muitos sites, blog e vídeos no YouTube que fornecem dicas para as pessoas que desejam criar conteúdo online, eu fiquei com a sensação de que muitos desses conselhos parecem não ter tanta relação com o que nós realmente fazemos ao longo do dia.
Então eu resolvi escrever este artigo para tentar dar uma imagem melhor sobre como é o dia a dia na vida de quem realmente trabalha com a produção conteúdo.
Claro que todo mundo começa fazendo coisas parecidas, como se levantar, tomar café e até um bom banho.
Mas logo em seguida, três coisas são sempre fundamentais se você quiser ter um dia bastante produtivo:
Em primeiro lugar você precisa limpar a sua mente de todas as distrações e se concentrar somente no trabalho de produção de conteúdo.
A segunda coisa mais importante é realizar um breve planejamento para determinar como será o seu dia, e pensar nas tarefas você pretende concluir, como publicar 5 ou 10 posts, escrever algumas mensagens de e-mail ou coisas parecidas.
E em terceiro lugar, com base nos textos que você pretende publicar ao longo do dia, é importante buscar as fontes de inspiração que você pode precisar na hora de criá-los.
Um bom exemplo é visitar alguns sites, blogs do Brasil e até do exterior para buscar estas informações.
Mas o mais importante de todas estas três tarefas, é que elas devem ser realizadas de forma muito rápida, de modo que não prejudique a sua produtividade ao longo do dia.
Não adianta nada começar o dia animado, e logo em seguida parar a manhã inteira tentando apenas procurar o assunto sobre o qual você vai escrever.
Por isso é muito importante o planejamento.
Quando você sabe exatamente quais são os artigos que pretende escrever, a etapa da pesquisa fica totalmente focada em encontrar esta informação específica.
Agora continuando ... depois que você já limpou a sua mente para se concentrar no trabalho, planejou cuidadosamente os artigos que deseja produzir e descobriu quais são as fontes de inspiração para hoje, o verdadeiro trabalho de produção de conteúdo já pode começar.
Nesse momento, o mais importante é começar sempre à partir da ideia geral do primeiro artigo, passando em seguida pelos sub-tópicos e somente depois pelo detalhamento.
A importância de começar pelo plano geral do texto, em vez de ir direto para o detalhamento do conteúdo é que assim você vai ter uma ideia geral de tudo que vai escrever, podendo realizar uma pesquisa de conteúdo mais completa e confiável.
Isso também contribui para se obter uma maior fluidez na produção de conteúdo.
Por mais que você tenha planejado o que vai fazer ao longo do dia, você pode acabar ficando preso por muito tempo tentando melhorar cada parágrafo do texto, se não tiver começado à partir do assunto principal.
Em determinados momentos durante a produção de conteúdo, você vai precisar daquele material que pesquisou no início do dia.
Nessa etapa é importante também não perder muito tempo tentando ser o mais perfeito possível.
Basta dar uma lida nos sites, blogs, revistas, jornais e outras fontes que você identificou previamente, para em seguida acrescentar estas ideias ao seu conteúdo com as suas próprias palavras.
A perfeição nesse momento é totalmente desnecessária por dois motivos:
Você nunca deve copiar, plagiar ou duplicar nenhum tipo de conteúdo.
Apenas concentre-se em buscar informação confiável sobre o seu tema, inspire-se no que for altamente relevante para os seus leitores, e acrescente o seu toque pessoal.
Você geralmente acaba tendo uma produção de conteúdo muito melhor se não tiver sempre que criar tudo do zero, e se puder se basear em fontes confiáveis.
À esta altura eu não quero dizer se você gastou 15 minutos ou uma manhã inteira no seu primeiro artigo, pois tudo vai depender de vários fatores.
Depende muito da sua área de especialização, ou varia conforme a profundidade do assunto, ou até mesmo se o objetivo é apenas entreter os leitores com notícias bem frescas.
Alguns artigos consomem uma manhã inteira, enquanto outros não necessitam de mais do que 15 ou 20 minutos.
O importante é descansar, relaxar e se concentrar novamente antes de partir para o próximo.
Claro que também é importante dar uma pausa maior na hora do almoço, lembrando que a parte da tarde também deve ser com força total.
Se você tem costume de publicar outros tipos de conteúdo, como ebooks, slides, apresentações, ou vídeos que serão publicados no YouTube, não se esqueça de reservar o tempo certo para isso.
E algo que também não pode ficar de fora de jeito nenhum é você parar um pouco para ver como as coisas estão indo.
Não adianta ter um dos blogs mais acessados do mundo, se você ainda não sabe que ele está recebendo tantas visitas.
Você pode acessar o Google Analytics para ver as estatísticas, dar uma lida nos e-mails, ler e responder os comentários recebidos nos blogs, etc.
E para não perder muito tempo, procure dar uma rápida olhada nas suas redes sociais.
Você também pode melhorar a sua presença nas mídias sociais com pequenas ações que podem contribuir para atrair mais leitores para o seu conteúdo.
Isto significa que você pode melhorar um perfil ou página, configurar algum sistema automático de produção de conteúdo para o Facebook ou o Twitter, entre outras medidas.
Antes do final do dia, você também pode trabalhar um pouco para melhorar o seu site, consertando links e textos desatualizados, simplificando e atualizando artigos, e até mesmo pesquisando outros lugares na internet que podem completar o que você vem escrevendo.
E assim termina o nosso trabalho.
Claro que você pode encurtar, alongar ou até mesmo ignorar completamente qualquer uma das tarefas acima em qualquer parte do dia, dependendo da sua disposição ou das tarefas que tem que cumprir.
Mas é justamente isso que nos atrai para esse estilo de vida.
Você não tem a obrigação de trabalhar quando não estiver disposto, e ainda pode trabalhar duro nos outros dias se estiver mais animado, ou se quiser compensar algum atraso.
É um verdadeiro estilo de vida digno de quem tem um negócio online e que pode trabalhar por conta própria.
Com tudo isso, acredito que agora você já deve estar com uma imagem bem melhor sobre como é o dia a dia na vida de quem realmente trabalha com a produção conteúdo.
Apesar de existirem muitos sites, blog e vídeos no YouTube que fornecem dicas para as pessoas que desejam criar conteúdo online, eu fiquei com a sensação de que muitos desses conselhos parecem não ter tanta relação com o que nós realmente fazemos ao longo do dia.
Então eu resolvi escrever este artigo para tentar dar uma imagem melhor sobre como é o dia a dia na vida de quem realmente trabalha com a produção conteúdo.
Claro que todo mundo começa fazendo coisas parecidas, como se levantar, tomar café e até um bom banho.
Mas logo em seguida, três coisas são sempre fundamentais se você quiser ter um dia bastante produtivo:
Em primeiro lugar você precisa limpar a sua mente de todas as distrações e se concentrar somente no trabalho de produção de conteúdo.
A segunda coisa mais importante é realizar um breve planejamento para determinar como será o seu dia, e pensar nas tarefas você pretende concluir, como publicar 5 ou 10 posts, escrever algumas mensagens de e-mail ou coisas parecidas.
E em terceiro lugar, com base nos textos que você pretende publicar ao longo do dia, é importante buscar as fontes de inspiração que você pode precisar na hora de criá-los.
Um bom exemplo é visitar alguns sites, blogs do Brasil e até do exterior para buscar estas informações.
Mas o mais importante de todas estas três tarefas, é que elas devem ser realizadas de forma muito rápida, de modo que não prejudique a sua produtividade ao longo do dia.
Não adianta nada começar o dia animado, e logo em seguida parar a manhã inteira tentando apenas procurar o assunto sobre o qual você vai escrever.
Por isso é muito importante o planejamento.
Quando você sabe exatamente quais são os artigos que pretende escrever, a etapa da pesquisa fica totalmente focada em encontrar esta informação específica.
Agora continuando ... depois que você já limpou a sua mente para se concentrar no trabalho, planejou cuidadosamente os artigos que deseja produzir e descobriu quais são as fontes de inspiração para hoje, o verdadeiro trabalho de produção de conteúdo já pode começar.
Nesse momento, o mais importante é começar sempre à partir da ideia geral do primeiro artigo, passando em seguida pelos sub-tópicos e somente depois pelo detalhamento.
A importância de começar pelo plano geral do texto, em vez de ir direto para o detalhamento do conteúdo é que assim você vai ter uma ideia geral de tudo que vai escrever, podendo realizar uma pesquisa de conteúdo mais completa e confiável.
Isso também contribui para se obter uma maior fluidez na produção de conteúdo.
Por mais que você tenha planejado o que vai fazer ao longo do dia, você pode acabar ficando preso por muito tempo tentando melhorar cada parágrafo do texto, se não tiver começado à partir do assunto principal.
Em determinados momentos durante a produção de conteúdo, você vai precisar daquele material que pesquisou no início do dia.
Nessa etapa é importante também não perder muito tempo tentando ser o mais perfeito possível.
Basta dar uma lida nos sites, blogs, revistas, jornais e outras fontes que você identificou previamente, para em seguida acrescentar estas ideias ao seu conteúdo com as suas próprias palavras.
A perfeição nesse momento é totalmente desnecessária por dois motivos:
- Primeiro porque você vai perder muito tempo tentando criar o melhor conteúdo do mundo.
- E segundo, copiar qualquer texto literalmente é ruim para os leitores, além do seu site poder ser penalizado pelos buscadores.
Você nunca deve copiar, plagiar ou duplicar nenhum tipo de conteúdo.
Apenas concentre-se em buscar informação confiável sobre o seu tema, inspire-se no que for altamente relevante para os seus leitores, e acrescente o seu toque pessoal.
Você geralmente acaba tendo uma produção de conteúdo muito melhor se não tiver sempre que criar tudo do zero, e se puder se basear em fontes confiáveis.
À esta altura eu não quero dizer se você gastou 15 minutos ou uma manhã inteira no seu primeiro artigo, pois tudo vai depender de vários fatores.
Depende muito da sua área de especialização, ou varia conforme a profundidade do assunto, ou até mesmo se o objetivo é apenas entreter os leitores com notícias bem frescas.
Alguns artigos consomem uma manhã inteira, enquanto outros não necessitam de mais do que 15 ou 20 minutos.
O importante é descansar, relaxar e se concentrar novamente antes de partir para o próximo.
Claro que também é importante dar uma pausa maior na hora do almoço, lembrando que a parte da tarde também deve ser com força total.
Se você tem costume de publicar outros tipos de conteúdo, como ebooks, slides, apresentações, ou vídeos que serão publicados no YouTube, não se esqueça de reservar o tempo certo para isso.
E algo que também não pode ficar de fora de jeito nenhum é você parar um pouco para ver como as coisas estão indo.
Não adianta ter um dos blogs mais acessados do mundo, se você ainda não sabe que ele está recebendo tantas visitas.
Você pode acessar o Google Analytics para ver as estatísticas, dar uma lida nos e-mails, ler e responder os comentários recebidos nos blogs, etc.
E para não perder muito tempo, procure dar uma rápida olhada nas suas redes sociais.
Você também pode melhorar a sua presença nas mídias sociais com pequenas ações que podem contribuir para atrair mais leitores para o seu conteúdo.
Isto significa que você pode melhorar um perfil ou página, configurar algum sistema automático de produção de conteúdo para o Facebook ou o Twitter, entre outras medidas.
Antes do final do dia, você também pode trabalhar um pouco para melhorar o seu site, consertando links e textos desatualizados, simplificando e atualizando artigos, e até mesmo pesquisando outros lugares na internet que podem completar o que você vem escrevendo.
E assim termina o nosso trabalho.
Claro que você pode encurtar, alongar ou até mesmo ignorar completamente qualquer uma das tarefas acima em qualquer parte do dia, dependendo da sua disposição ou das tarefas que tem que cumprir.
Mas é justamente isso que nos atrai para esse estilo de vida.
Você não tem a obrigação de trabalhar quando não estiver disposto, e ainda pode trabalhar duro nos outros dias se estiver mais animado, ou se quiser compensar algum atraso.
É um verdadeiro estilo de vida digno de quem tem um negócio online e que pode trabalhar por conta própria.
Com tudo isso, acredito que agora você já deve estar com uma imagem bem melhor sobre como é o dia a dia na vida de quem realmente trabalha com a produção conteúdo.
Marcadores:
CONTEÚDO
Assinar:
Postagens (Atom)