02/12/2011

Como Divulgar Testando os Seus Anúncios!

Se você ainda não tem idéia de como divulgar na internet, ou usando métodos offline, comece testando diversos tipos de anúncios.

Você já deve ter o seu próprio site ou blog, com bastante conteúdo e com a intenção de fazer negócios.

Talvez você também já deve ter começado a construir uma lista de email, pronta para receber inúmeros prospectos e clientes.

E talvez já tenha produtos próprios ou de sistemas de afiliados para vender, mas notou que ainda falta algo muito importante.

Você percebeu que ainda não sabe como divulgar o seu trabalho na internet, ou no mercado offline.

Todos nós já sabemos que quanto mais divulgação você fizer, mais pessoas vão acessar o seu blog, site ou sistema de afiliados.

E quanto mais pessoas acessarem os seus sites, mais chances você tem de entrar em contato com elas para manter uma relação.

Mantendo contato com um maior número de potenciais clientes você consegue descobrir quais são as pessoas que estão precisando dos seus produtos e serviços.

E você também vai ter a chance de mostrar as vantagens dessas pessoas fazerem negócios com você.

Mas saber como divulgar na internet, ou no mercado offline, pode ser um pouco difícil para quem ainda está começando.

Normalmente promover sites, blogs na internet costuma dar muito trabalho, principalmente se você não tiver dinheiro suficiente para investir em publicidade paga.

Então você precisa aprender como divulgar o seu trabalho, testando duas ou três estratégias de marketing diferentes, durante algum período de tempo.

Publique uma certa quantidade de anúncios, dentro de cada modalidade de divulgação que você escolher para testar.

Vamos supor que você começou testando três tipos de estratégia de divulgação:

  1. Anúncios classificados grátis na internet (estratégia online).
  2. Pequenos anúncios classificados nos jornais da sua cidade (estratégia offline).
  3. Anúncios em jornais de bairro (estratégia offline).

Teste a sua campanha publicitária durante algum tempo, como por exemplo, uma semana ou quinze dias.

Compare o valor gasto em cada uma das campanhas, com o retorno financeiro obtido por cada uma delas.

Caso esteja utilizando estratégias gratuitas, como divulgar através dos anúncios classificados grátis da internet, você não estará gastando dinheiro.

Então nesse caso, considere o valor da mão de obra correspondente ao tempo que está sendo necessário para publicar seus anúncios.

Quando dividir o valor obtido nas vendas, pelo valor investido na campanha publicitária, você vai poder comparar as três estratégias.

Se algum método for muito ineficiente, você pode abandoná-lo e substituir por outro, que será testado novamente.

Por outro lado, se alguma estratégia de divulgação se tornar lucrativa, então você já pode utilizá-la em larga escala, para poder aumentar a quantidade de produtos vendidos.

Vamos supor que você esteja utilizando métodos offline, como divulgar por exemplo com anúncios classificados em grandes jornais da sua cidade.

Se esse tipo de publicidade estiver gerando um bom lucro com as vendas, comparado ao valor investido nos anúncios, então basta aumentar a divulgação.

Você só precisa espalhar diversos anúncios iguais a estes em outros jornais, inclusive em cidades diferentes da sua, caso seu produto possa ser enviado para outras localidades.

Por outro lado, se estiver querendo saber como divulgar melhor, mas nenhum anúncio tiver gerado vendas suficientes, então considere as seguintes hipóteses:

  1. Você publicou uma quantidade muito pequena de anúncios - considere publicar muito mais anúncios e teste novamente.
  2. Os anúncios não estão bons - continue comparando os mesmos anúncios, porém com pequenas alterações entre eles (Split Test, ou Teste A/B).
  3. Você não aguardou um tempo adequado para ter retorno da estratégia escolhida - procure se informar sobre o tempo médio de retorno de cada campanha adotada.

No caso de marketing de artigos, promoção utilizando blogs e buscas orgânicas, SEO e até anúncios classificados da internet, o retorno costuma ser demorado.

Mas se você optar por estratégias pagas na internet ou até mesmo anúncios em jornais, revistas, rádio ou TV, o retorno costuma ser bem mais rápido.

Agora que você já sabe como divulgar à partir dos testes, coloque em prática para tentar descobrir qual é a estratégia que vai vender melhor os seus produtos e serviços.

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