22/08/2012

É correto ter mais de um blog em nichos diferentes?

Ter dois ou até vários blogs em nichos diferentes tem causado dúvidas na mente de muitos blogueiros novatos.

Mas para responder estas dúvidas, quero lembrar primeiro qual é uma das principais funções de um blog ou site.

Apresentar solução para uma necessidade, problema ou desejo das pessoas.

Esta solução pode atender apenas um nicho em que você seja especialista ou pode atender vários nichos diferentes.

Considerando que você está apresentando a solução para os problemas, necessidades ou desejos dos seus leitores, não tem problema nenhum você ter apenas um blog ou um exército deles.

A diferença é que você vai ter mais trabalho, mas também vai ganhar mais dinheiro se tiver vários blogs em nichos diferentes.

Então, se você estiver pensando no seu leitor, é absolutamente correto ter mais de um blog em nichos diferentes.

Mas outra questão também precisa ser respondida.

Vamos supor que você tenha, por exemplo dois blogs, sendo um no nicho de internet marketing e o outro no nicho de perder peso.

Ter dois blogs em nichos diferentes pode prejudicar a imagem do autor do blog?

A resposta também é muito simples.

Enquanto a primeira dúvida foi respondida do ponto de vista do leitor do seu blog, esta segunda questão depende apenas do perfil e da experiência profissional do autor.

Duas possíveis situações existem nesse caso e você deve estar em uma delas:

Situação #1:

Se você é experiente ao ponto de ser considerado um especialista nos dois nichos de mercado, não tem nenhum problema colocar o seu nome, foto e informações sobre a sua experiência profissional nos dois blogs de nichos diferentes.

Situação #2:

Mas se você não é apaixonado, ou especializado nos dois nichos diferentes, então não deve colocar o seu nome como autor dos dois blogs.

Nada impede que você tenha dois ou mais blogs, mas o seu nome não deve estar associado a áreas que você não tenha a menor familiaridade e nem tenha condições de discutí-las, quando estiver respondendo os comentários do blog.

Para continuar com o exemplo acima, talvez você se sinta realmente à vontade, e esteja se dedicando mais ao internet marketing.

Nesse caso, você pode estar usando o blog sobre perda de peso apenas para gerar tráfego, ou clientes para a sua empresa de marketing multinível, ou qualquer outro motivo que não seja apenas transmitir informação de qualidade na sua própria área de especialização.

Então nesse exemplo você poderia usar o seu próprio nome no blog sobre internet marketing, mas deveria usar um "apelido", ou "pseudônimo" no blog sobre perda de peso ou em quaisquer outros blogs que tiver em nichos diferentes.

É muito comum que profissionais de diversas áreas tenham blogs e sites de nichos diferentes para promover produtos, oportunidades de negócios, ou outras necessidades, mesmo sem serem especialistas no assunto.

Claro que mesmo assim continua sendo fundamental publicar conteúdo único, exclusivo e de qualidade, que realmente atenda às necessidades, desejos e resolva problemas dos leitores.

Atendendo à estes requisitos, você pode ter quantos blogs de nichos diferentes desejar, mesmo numa área em que não seja um especialista.

6 comentários:

Comente este post aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...