02/05/2014

Como Evitar Que os Seus Clientes Desperdicem o Seu Tempo?

Como evitar que os seus clientes desperdicem o seu tempo?
Quando os clientes compram algo de você, eles estão pagando pelo seu produto, e não pelas horas de consultoria sobre questões básicas.

A não ser que você esteja realmente vendendo algum serviço de consultoria, eles estão comprando apenas o seu produto.

É claro que eu não estou dizendo que você não deve oferecer algum nível de suporte para tudo que estiver vendendo, seja online ou offline.

Mas tem que ter um limite para este suporte.

Caso contrário, você pode acabar gastando todo o seu dia apenas tentando ensinar as pessoas a usarem os seus computadores, ou qualquer outro tipo de treinamento básico que for necessário.

Se você estiver vendendo um livro digital, por exemplo, procure criá-lo em formato PDF, pois a grande maioria dos seus clientes serão perfeitamente capazes de abrir e ler com facilidade.

E para quem tiver alguma dificuldade, crie algumas instruções que possam ser lidas em questão de minutos.

Ocasionalmente, você também pode receber o email de alguém que está tendo dificuldades.

E certamente, você deve fazer o melhor para resolver o problema.

Mas o que vai acontecer, se em vez de apenas um email, você começar a receber 10 ou 15 mensagens de clientes todos os dias?

De repente, os seus R$ 50,00 pela venda do ebook estarão se tornando muito menos rentáveis, por causa do tempo que você está perdendo para resolver questões básicas e repetitivas dos clientes.

Na maioria das vezes, é algum problema local no computador dos clientes, na conexão de internet deles, ou simplesmente algo que eles estejam fazendo errado.

Estes problemas costumam ser muito difíceis de se resolver remotamente e, às vezes, é necessário dar um passo atrás e simplesmente reembolsar o pagamento.

Sem contar que R$ 50,00 que os clientes pagam por um ebook, não compram duas horas de consultoria.

Portanto, independentemente do que estiver vendendo, você deve pensar na forma como vai lidar com questões de suporte que podem lhe custar muito mais tempo do que você recebeu como pagamento pelo seu produto.

É por isso que muitas empresas cobram uma taxa adicional por certos tipos de apoio ao cliente, ou por uma garantia avançada ou estendida.

Uma ótima maneira diminuir o tempo perdido é você criar instruções claras, e também disponibilizar um FAQ no seu site com as "Perguntas Mais Frequentes", para automatizar parte do suporte que seria necessário.

Afinal, os seus clientes são responsáveis pela sua renda.

E é claro que você não deve deixar de oferecer suporte, e nem deixar clientes sem assistência quando eles tiverem algum problema.

Porém, uma pequena parte deles pode estar sugando grande parte dos seus recursos.

E você nunca vai ter lucro à partir deles, se acabar simplesmente se transformando num consultor pessoal, sempre que algo dá errado com eles.

Na verdade, eu ajudo muitas pessoas, mesmo quando eles ainda não compraram nada de mim.

Esse é um tipo de serviço ao cliente que me ajuda a transformar visitantes e assinantes em clientes.

Mas tudo tem um limite.

E se você quer ter lucro com o seu produto, não pode desperdiçar o seu tempo treinando pessoas todos os dias.

Portanto, procure planejar bem o seu suporte para evitar que os clientes desperdicem todo o seu tempo.

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