02/11/2008
SEO - OTIMIZAÇÃO DE SITES
SEO ou "Search Engine Optimization" que em português significa "Otimização de Sites para Motores de Busca" é o trabalho que pode ser feito para melhorar a classificação de um site, para que ele possa aparecer nos primeiros resultados da busca por determinada palavra-chave nos motores de busca como o Google, Yahoo ou MSN Search, por exemplo.
Esta otimização é muito importante nos dias de hoje porque cerca de 90% dos internautas visitam somente as três primeiras páginas do Google, por exemplo. E a maioria destes usuários nem chega a passar da primeira página, quando estão procurando algum assunto.
Não existe nenhuma garantia de que o trabalho do profissional de SEO pode obter o resultado desejado. Isso ocorre porque o Google por exemplo, possui mais de 1.500 critérios de pontuação que utiliza para classificação dos sites. Mas com um bom planejamento e empregando sistematicamente algumas técnicas, podemos quase sempre, levar o trabalho de SEO a um resultado satisfatório.
Conheça algumas destas técnicas:
1) Escolha palavras-chave relacionadas com o conteúdo principal das páginas do seu site. Trabalhe poucas palavras de cada vez e passe para outras à medida em que for conseguindo bons resultados.
2) Utilize linguagens simples como HTML e CSS para permitir que os robôs dos buscadores encontrem facilmente as palavras-chave das suas páginas. Procure evitar o uso exagerado de Flash, animações, sons, vídeos e figuas.
3) O conteúdo deve ser de qualidade e deve possuir as palavras-chave distribuídas ao longo do texto.
4) O uso de links internos também ajuda muito. São os links do seu texto que apontam para as próprias páginas do seu site.
4) Use suas palavras-chave no título do site, na URL e nas Meta-Tags sempre que possível.
5) Os links externos ou seja, os links de outros sites que apontam para o seu site, são muito importantes. Eles contam mais pontos ainda, quando vêm de sites com Page Rank elevado, desde que o tema destes sites esteja relacionado com o seu. Se tiver muitos links de outros sites, o seu próprio Page Rank pode aumentar e consequentemente o tráfego também aumenta significativamente.
6) O tráfego do site precisa sempre ser acompanhado de perto para que o profissional de SEO possa saber a origem dos usuários do site, quais as páginas, links, botões de compra são mais acessados, para onde vão os usuários após visitarem o site, quanto tempo permanecem e qual palavra-chave utilizaram para entrar nele. Assim podemos trabalhar na otimização e corrigir possíveis desvios do resultado desejado.
Estes resultados podem ser medidos em sites gratuitos de análise de trafego como o Google Analytics e Ferramentas para Webmasters do Google e o MSN Webmaster Tools da Microsoft, entre outros.
Marcadores:
BLOG LUCRATIVO,
BLOGS MAIS ACESSADOS,
GOOGLE,
MARKETING
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente este post aqui!