25/02/2011

A Forma Correta de Iniciar o Email Marketing!

Você pode começar a trabalhar com Email Marketing sem correr o risco de praticar SPAM.

Em poucas palavras: "SPAM" é o nome dado ao "Lixo Eletrônico", ou seja, "Mensagens Não Autorizadas".

Todas as semanas têm pessoas me perguntando se é possível enviar uma grande quantidade de mensagens sem que você seja considerado um praticante de SPAM.

Aqui está a resposta para essa pergunta:

É perfeitamente possível, mas existem alguns cuidados que devem ser tomados. E só tem um caminho possível, começando por estes dois requisitos básicos.

Requisito Número #1: Construa a sua lista de contatos usando algum método opti-in.

Existem vários métodos de construção de listas de emails. Não importa qual deles você vai escolher:

  • Colocar um formulário no seu blog.
  • Criar uma página de captura.
  • Usar um popup de assinantes da sua newsletter.
  • Dar algum ebook ou curso grátis de brinde em troca dos emails dos assinantes.

Mas qualquer que seja o método escolhido, você deve manter o cadastro somente das pessoas que desejaram se inscrever na sua lista.

É isso que chamamos de opti-in. Essa é a única forma correta de obter os seus assinantes.

Se por acaso você comprar alguma lista pronta de assinantes, ela também só deve conter email de pessoas que préviamente aceitaram essa condição.

No site onde elas se cadastraram, deve conter todos os termos de uso do endereço de email que elas estão autorizando. 

Requisito Número #2: Use um sistema de Email Marketing Profissional.

Aqui também não tem mistério. Não perca o seu tempo enviando mensagens usando soluções caseiras.

É que existem regras claras para um email ser considerado SPAM e existe uma pontuação específica para cada motivo.

Os serviços de email marketing profissionais são os únicos projetados para entregar as mensagens que você enviou, independente do destino.

Quando não for possível a entrega, o serviço vai mostrar para você quantos e quais emails não foram entregues e por quais motivos.

Existem basicamente dois tipos de Serviços de Email Marketing:

1) Serviços Sem Autoresponder, onde você envia mensagens avulsas, geralmente pagando por pacotes de 1.000, 10.000 ou 100.000 envios, de cada vez.

2) Serviços Com Autoresponder, onde você geralmente paga uma mensalidade e pode enviar tanto as mensagens avulsas como também as mensagens sequenciais pré-programadas, como uma newsletter ou um curso sequencial.

No caso do Serviço de Email Marketing Com Autoresponder Icontact, por exemplo, a taxa média de entrega fica em torno de 98% a 99%. Isso acontece porque antes mesmo de você salvar a mensagem, existe o "SPAM Check".

Se a sua mensagem corre algum risco de não ser entregue, por ser considerada SPAM, o sistema avisa exatamente onde está o problema:

  • No assunto da mensagem.
  • No texto da mensagem.
  • Nos links da mensagem.

E você pode corrigir tudo, antes mesmo de enviar a mensagem, tendo a certeza de que a grande maioria dos emails serão entregues.

Além disso, existem as estatísticas após o envio, para mostrar exatamente:

  • Quantos emails foram abertos e quais foram estes emails.
  • Quais foram os links clicados e por quem eles foram clicados.
  • Quantos emails foram barrados pelos serviços de email e após quantas tentativas.
  • Quais são os emails das pessoas que resolveram se descadastrar da sua lista.

Se você usar um Serviço de Email Marketing Profissional e construir a sua lista baseada em Assinantes Opti-in, terá quase 100% de chance das suas mensagens serem entregues aos seus destinatários.

Outros detalhes também podem influenciar no resultado, como por exemplo, o que você escreve no assunto, no texto e nos links.

Mas de nada adianta ter esses cuidados se você não cumpriu as etapas anteriores.

Usando um Autoresponder como o Icontact, por exemplo, você sabe exatamente onde está o problema e pode realizar as alterações necessárias antes mesmo de enviar as suas mensagens.

Esse é o único caminho para você enviar um grande número de mensagens sem correr o risco de ser considerado SPAM.

Para mais dicas, Clique Aqui para fazer um Curso Totalmente Grátis de Internet Marketing ou leia os seguintes artigos:

Introdução ao Email Marketing para Iniciantes!

Porquê Construir Listas de Emails?

Email Marketing: Mantenha o Foco na Sua Mensagem Principal. 

7 Importantes Dicas de Email Marketing 

Email Marketing Icontact com Autoresponder

Email Money Machine: A Máquina de Fazer Dinheiro Com Email!

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