31/08/2011

Como ser um especialista em seu mercado-alvo ?

Qualquer que seja o seu ramo de atividade, você pode se tornar um especialista no seu nicho de mercado.

A principal vantagem de se transformar num expert reconhecido pelo seu mercado alvo é que você passará a atrair os consumidores.

Assim você supera rapidamente qualquer ameaça da concorrência e consegue ter um grande sucesso no seu negócio.

Mas como você pode se tornar um especialista no seu mercado?

Em primeiro lugar, você precisa entender o princípio do marketing de atração.

Não importa se você tem um negócio online, ou se o seu negócio está fora da internet.

O que importa é que você precisa usar o poder do marketing pela internet para promover o seu negócio, qualquer que seja ele.

No marketing de atração, para que você se posicione como um especialista no seu ramo de atividade, o foco precisa estar em você e não no seu produto, serviço ou empresa.

Você precisa vender a sua imagem pessoal em primeiro lugar, para depois começar a atrair automaticamente o seu mercado consumidor.

Para ilustrar isso melhor, vou dar o exemplo de um blog sobre marketing multinível.

Vamos supor que você seja distribuidor de alguma empresa de marketing de rede, mas ainda não teve o sucesso que desejava.

Não adianta culpar a empresa, o produto, o patrocinador ou o método de trabalho.

Em todas as empresas de marketing multinível realmente sérias, existem pessoas de sucesso.

Mas também existem muitas pessoas que não conseguem atrair ninguém para esta mesma empresa.

Então, porquê isso acontece?

Simplesmente porque todas as pessoas, em qualquer ramo de atividade, desejam trabalhar somente com os melhores profissionais do mercado.

Basta refletir um pouco sobre o que as pessoas preferem:

  • Marcar uma consulta com o melhor médico de determinada especialidade.
  • Aprender com o melhor professor da escola.
  • Ser operado pelo melhor cirurgião plástico.
  • Receber conselho do melhor especialista em finanças.
  • E até mesmo comprar do melhor vendedor numa determinada loja.

Por isso, se tornar um especialista é muito importante.

Quando você é reconhecido como “o melhor” num determinado mercado, outros fatores podem ficar em segundo plano.

Sendo um especialista, você pode até:

  • Cobrar um preço mais alto do que a média do mercado.
  • Vender mesmo se não tiver o melhor produto, o melhor serviço ou a melhor empresa.

E o melhor é que você nem precisa ser "o melhor" no seu ramo de atividade.

Mas como você pode se transformar numa referência sobre um determinado assunto, se você ainda não se considera o melhor do seu mercado?

Se estiver devidamente posicionado dentro do princípio do marketing de atração, você realmente não precisa "ser o melhor” do seu mercado.

"Parecer" ou "ser o melhor" é algo bastante subjetivo, porque depende da opinião das outras pessoas e da sua própria impressão sobre si mesmo.

Por isso, a melhor maneira de se posicionar como um um especialista é você "dar valor continuamente ao seu mercado", sem esperar nada em troca.

Dar valor, na maioria das vezes, significa simplesmente que você precisa dar "informação grátis", que de alguma forma, ajude o seu mercado alvo.

Você pode fazer isso incluindo uma seção de dicas no seu próprio site corporativo.

Mas o melhor mesmo é você criar um blog e escrever vários artigos ensinando sobre a sua especialidade.

Você também deve fornecer informações que ajudem os seus leitores a tomarem a melhor descisão sobre o seu produto, serviço ou negócio.

E você também pode escrever textos para publicar nos diretórios de artigos e de notícias.

O ideal mesmo é fazer tudo isso e em todos os textos, gerar links apontando para o seu site comercial.

Afinal, é lá que você vende o seu produto, serviço ou oportunidade de negócio.

O importante é espalhar na internet a maior quantidade possível de conteúdo útil e de qualidade.

Dessa forma você vai agradar os motores de busca como o Google, Yahoo ou Bing, de forma que seu site fique bem posicionado para as palavras-chave do seu mercado.

E você também vai estar respondendo as dúvidas dos leitores, que vão se sentir agradecidos pela ajuda.

Isso vai gerar um sentimento de gratidão, transformando os leitores em prospectos e finalmente, em clientes.

Os leitores e clientes satisfeitos vão acabar recomendando você para outras pessoas.

Desta forma, o seu conteúdo vai atrair cada vez mais pessoas, num processo viral.

E você pode conseguir todos estes benefícios, investindo pouquíssimo dinheiro, ou até mesmo usando alguns recursos e ferramentas totalmente grátis, que estão disponiveis na internet.

Quando as pessoas buscarem ajuda na internet e encontrarem informação relevante e valiosa nos seus sites e blogs, então você terá se posicionado como um especialista no seu mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este post aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...