20/02/2012

Como Alterar Um Blog Sem Perder Visitas?

Muitas pessoas que fazem os meus cursos perguntam se é possível alterar um blog, sem correr o risco de prejudicar as visitas que estão recebendo atualmente.

Como esta também pode ser a sua dúvida, então resolvi publicar um artigo, com uma dica simples, que pode lhe ajudar nesse processo.

Vamos considerar que você já tem um blog e está recebendo uma certa quantidade de visitantes dos motores de busca, pois do contrário não precisaria se preocupar com nada, quando fizer alterações nele.

O seu blog também já deve estar muito bom, pois provavelmente você já deve ter colocado bastante conteúdo nele.

Não importa se a plataforma é wordpress ou blogger, pois o importante é que você também já tenha escolhido o tema e começado a melhorar um pouco a aparência do blog.

E para terminar, você também já deve ter incluído alguma forma de monetização, para poder ganhar dinheiro com blog, ao mesmo tempo em que continua produzindo o seu excelente conteúdo.

Mas o importante é que todo cuidado é pouco, quando se trata de fazer modificações no seu blog.

Pequenas alterações no layout, como incluir ou retirar objetos, ou mesmo alteração no tamanho dos objetos que já estão presentes no seu blog, podem afetar a indexação nos buscadores.

E a consequência disso é que você pode acabar perdendo visitas.

Qualquer modificação que você fizer, pode ajudar na indexação do Google, mas também pode atrapalhar.

Se ajudar, você vai receber um maior tráfego de visitantes e consequentemente vai ter mais sucesso com a sua atividade online.

Mas se alguma modificação que você fizer no blog for mal interpretada pelos buscadores, então haverá um rebaixamento na indexação e você perceberá uma grande diminuição no número de visitantes.

Esta diminuição nos acessos também pode ocorrer quando os próprios visitantes, que já estavam acostumados e gostavam da configuração anterior, sentiram algum tipo de prejuízo ou desconforto, com a nova experiência que você acabou de fazer.

É por isso que eu vou dar uma dica simples, mas muito importante, quando você desejar fazer alterações no seu blog:

Sempre que desejar modificar qualquer coisa no seu blog, você precisa medir como estão os acessos diários e mensais antes da modificação.

Depois é só comparar com a quantidade de acessos que vai obter depois que a alteração tiver sido realizada.

Além disso, faça apenas uma pequena modificação por vez, com um intervalo de tempo suficiente para que os resultados possam ser percebidos pelos buscadores.

Isso normalmente pode demorar umas duas ou três semanas.

Ao seguir estas simples dicas, você vai descobrir qualquer alteração que pode ter sido prejudicial ao seu blog e assim vai ter a chance de reverter imediatamente o processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este post aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...