02/06/2012

Use as Redes Sociais Para Buscar Emprego

Nos últimos anos, as redes sociais se tornaram a principal forma de se comunicar na internet e você pode utilizá-las para buscar emprego.

Elas ajudam você a formar uma rede de amigos, não só por diversão, mas também para fins profissionais, como numa estratégia de marketing de atração.

Os seus amigos podem dar boas referências sobre você, além de dar um "empurrãozinho" quando se trata de conseguir um emprego.

Mas como as redes sociais podem ajudar você a buscar um emprego?

As redes sociais podem trazer muitas informações sobre você, que normalmente as empresas levam em consideração.

Algumas redes são mais apropriadas para se buscar emprego, como é o caso do Linkedin.

Porém, mesmo em outros locais como o Facebook ou o Pinterest, tudo que você publica pode dizer muito sobre os seus interesses e habilidades.

Estas informações podem ser positivas, mas também podem trabalhar contra você.

Por este motivo tenha bastante cuidado com tudo que escreve nas suas páginas e perfis, pois as empresas podem julgar você com base no que está sendo mostrado nas redes sociais.

Quando as empresas olham para as suas páginas, elas querem ver a sua personalidade.

Então o que você pode publicar nas redes sociais?

À princípio, eu recomendo que você tenha um perfil pessoal separado de um perfil profissional em cada uma das redes sociais.

Um deles pode ser utilizado no dia-a-dia e o outro será exibido em assinaturas de emails enviados para empresas, currículos e sites de procura de emprego.

Você pode postar quaisquer fotos e assuntos que sejam do interesse dos seus parentes e amigos no seu perfil pessoal, mas não na sua página profissional.

Menções e re-tweets sobre a sua celebridade favorita também são bem vindos no seu perfil pessoal, assim como o envio de mensagens inteligentes, desde que não estejam numa página com finalidades profissionais.

Você deve evitar comentários e mensagens ofensivas em qualquer página ou perfil, pois não se trata de um comportamento adequado e não é nada profissional.

Pense nas redes sociais como uma ajuda para se conseguir uma entrevista, ao buscar emprego.

Quando for possível você também pode preencher o seu perfil para mostrar os seus trabalhos recentes e a sua experiência profissional.

Os empregos dos últimos 5 anos são os mais importantes.

Você também pode contratar um designer gráfico para personalizar as suas páginas, se desejar.

Ou você também pode usar imagens editadas à partir de aplicativos como o Photobucket ou o Instagram.

Se preferir, você também pode pedir referências e recomendações ocasionalmente para os seus amigos e seguidores, caso a rede social tenha esta possibilidade.

Quando publicar algo, ou atualizar o seu perfil pessoal ou profissional em qualquer rede social, procure fazer para si próprio a seguinte pergunta:

"Será que isso poderia me prejudicar, se eu tivesse um emprego?"

Quando tiver algo que possa prejudicar o seu emprego atual ou uma oportunidade de trabalho futura, então não publique na sua página.

Procure utilizar siglas sociais, gírias e abreviações de linguagem somente nos seus sites pessoais.

Em conversas profissionais, a linguagem e o comportamento também devem ser mais profissionais.

Com todos estes cuidados a sua rede social vai dizer muito melhor sobre você como um candidato a emprego.

Mas como já foi dito acima, é melhor ter uma rede de amigos e também uma rede separada para assuntos relacionados com o trabalho e procura de emprego.

O primeiro perfil serve para você se relacionar com os seus amigos enquanto a outra rede funciona como uma estratégia de marketing de atração para assuntos profissionais.

Seguindo estas dicas, tudo que você postar nas redes sociais não será usado contra você ao buscar emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este post aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...