A reputação online é um ativo bastante valioso para qualquer empresário que esteja promovendo negócios através da internet.
Não chega a ser assustador que a sua reputação pessoal ou empresarial pode estar apenas a um clique de distância de destruição?
Então vamos aos fatos!
Se você fizer algo ruim com um cliente, ou qualquer outra pessoa que estiver online, ela não vai pensar duas vezes na hora de expressar a sua insatisfação com você, com o seu trabalho ou com a sua empresa.
Então comece a fazer algumas reflexões para descobrir como anda a sua reputação online.
Por exemplo, quando os seus clientes potenciais procuram você online, o que eles costumam ver?
Se a primeira coisa que eles encontrarem online for um comentário negativo sobre a sua empresa, então você começa a ter problemas.
Não importa se essa observação negativa está certa ou errada.
De qualquer maneira isso vai lhe custar caro, tanto em vendas perdidas, como em termos de dificuldade na hora de promover o seu negócio.
Às vezes, você pode estar lidando não apenas com uma crítica, mas talvez até mesmo com uma calúnia ou difamação.
E mesmo que existam ótimos elogios para você ou para a sua marca na primeira página do Google, tudo isso pode mudar amanhã.
Além disso, através das mídias sociais uma notícia negativa pode viajar muito rápido, e pode chegar a uma quantidade enorme de pessoas.
Uma má gestão da sua reputação online pode rapidamente se transformar em um verdadeiro desastre em termos de relações públicas.
Hoje, para ter a sua reputação online manchada, um simples post ou um tweet são mais do que suficientes.
Porém, não adianta simplesmente ignorar um comentário negativo, principalmente quando ele fizer algum sentido.
O ideal é reconhecer o problema e pedir desculpas.
Corrija qualquer tipo de desinformação, sempre que for possível.
E dê aos seus clientes um lugar onde eles poderão desabafar.
Além disso, procure ficar ativo no Facebook, e em outras mídias sociais onde os seus clientes possam ser encontrados.
E, principalmente, resolva todas as questões que os seus clientes podem ter.
Se a sua gestão de reputação online consiste apenas em tentar negar o problema, você pode acabar se decepcionando.
Você precisa ter uma abordagem mais pró ativa, antes que um desastre atinja a sua reputação online.
Não importa se o seu produto é excelente, e nem se você tem uma grande integridade pessoal.
A verdade é que você pode ser mal falado por qualquer um dos seus clientes ou concorrentes.
Portanto, uma boa gestão da sua reputação online pode ajudá-lo a construir um negócio de sucesso.
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