É totalmente verdade que, ao promover produtos digitais, você reduz etapas como fabricação, manuseio e até custos de transporte.
Mas antes de desistir de ter produtos físicos, considere os aspectos à seguir.
Como profissionais de internet marketing, todos nós pensamos assim:
- Não seria ótimo eliminar totalmente os problemas de duplicação de CDs, DVDs, impressão, embalagem e transporte?
- Também não seria ótimo economizar todo esse dinheiro, vendendo produtos digitais, que não geram esses custos?
Pensando desta forma, os produtos digitais seriam lucro puro no seu bolso, não é mesmo?
Na verdade, produtos de informação como PDFs, MP3s, MP4s, etc. realmente economizam custos.
Mas também existem inúmeros benefícios de se ter produtos físicos, inclusive a enorme vantagem de você poder cobrar mais caro por eles.
O valor percebido aumenta bastante, quando você tem um produto fisicamente tangível.
As pessoas sabem que é mais caro fazer produtos físicos e entendem que também precisam pagar mais por eles.
Outro bom motivo para ter produtos físicos, além dos produtos digitais, é que algumas pessoas simplesmente não se adaptaram às novas tecnologias.
Acreditamos que eles, pelo menos devem ser capazes de reproduzir um CD ou um DVD.
Mas certamente eles não vão saber, ou não vão querer baixar e tocar um MP3.
- Podem ser, por exemplo, aquelas pessoas que gostam de CDs, mas não são boas para gerenciar arquivos nos seus computadores.
- Podem ser também pessoas mais velhas, que não cresceram usando computadores.
- Ou talvez sejam pessoas que têm a necessidade de sentir um produto real nas suas mãos.
A questão principal é que as pessoas compram por diversas razões e por isso é bom ter uma variedade de produtos e formatos disponíveis para cobrir todas as necessidades.
No livro "Seu cliente pode pagar mais", o autor Ian Brooks mostra como você pode valorizar um produto para conseguir vender mais caro.
E uma das melhores maneiras de conseguir isso é aumentando a variedade de opções que o cliente encontra no seu produto, serviço, forma de pagamento, etc.
Além disso, antes de pensar em vender somente produtos digitais, você também deve refletir sobre outros aspectos relacionados ao seu negócio.
Parece ser mais confiável ter também produtos físicos, em vez de tentar vender somente produtos digitais.
- As pessoas tendem a pagar menos pelos produtos digitais.
- Existe a possibilidade de ter algum problema técnico.
- Também é necessário fornecer suporte técnico, porque alguém pode não conseguir abrir o seu PDF, ou porque o seu áudio ou vídeo podem não reproduzir corretamente, etc.
Além disso, existe a possibilidade das pessoas copiarem seus arquivos digitais para seus amigos, o que potencialmente vai prejudicar o seu lucro.
Mas com CDs esta preocupação também existe, considerando que eles são muito fáceis de copiar.
Apesar disso, ter um info-negócio para vender produtos físicos ou produtos digitais é talvez a melhor forma de ganhar dinheiro, trabalhando pela internet.
Depois de comparar todos os aspectos acima, você deve chegar à conclusão de que é melhor trabalhar com produtos digitais e também ter produtos físicos para oferecer.
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