29/08/2012

Você Já Sabe Quem é o Seu Cliente Ideal?

Saber qual é o perfil do seu cliente ideal é um dos aspectos mais importantes para o sucesso da estratégia de marketing do seu negócio.

Qualquer que seja o seu ramo de atividade, você sempre vai desejar atrair uma grande quantidade de prospectos qualificados.

Em seguida, o seu próximo passo é realizar uma sequência de atitudes que vão ajudar a converter estes prospectos em clientes.

Mas para que tudo isso aconteça, primeiro você precisa descobrir quem é o seu cliente ideal.

Normalmente, o que consideramos o seu cliente ideal é na verdade um grupo de pessoas, dentro do seu mercado alvo específico.

Este grupo é formado por pessoas que possuem dados demográficos semelhantes e possuem interesses em comum.

Saber estes dados para a maior parte dos seus clientes, vai ajudar a entender os desejos e as necessidades deste grupo específico de pessoas.

Quando você souber exatamente o que é importante para este grupo de pessoas, você tem uma chance muito maior de se comunicar com eles, e oferecer a solução para o problema, necessidade ou desejo que eles possuem.

O cliente ideal faz parte de um nível bem mais profundo dentro do seu mercado alvo, especialmente para um determinado conjunto de dados demográficos.

Além dos dados demográficos, você também pode identificar as características físicas e emocionais das pessoas que fazem parte do seu grupo de clientes.

Você pode, por exemplo, descobrir certos hábitos de compra, ou certas características que eles possuem em comum, como idade, escolaridade, nível de renda, entre outras.

Estas características vão ajudá-lo a definir melhor o seu cliente ideal.

Basicamente, você estará escrevendo um tipo de biografia fictícia, que não é baseada em uma única pessoa, mas num grupo de compradores com características comuns.

Depois de definir as necessidades dos seus segmentos específicos você será capaz de criar maior valor, confiança e desejo de compra.

E esta é realmente a chave para estimular o crescimento do seu negócio.

Mas como você pode definir exatamente qual é o seu cliente ideal?

Na verdade esse trabalho é bem simples, mesmo que leve algum tempo para fazer, dependendo de qual for o seu negócio.

E o processo todo pode ser resumido em apenas 3 passos simples, que são descritos em detalhes no Curso Internet Marketing 2.0.

É bom salientar que a definição do seu cliente ideal é um trabalho que nunca termina.

Mantenha o seu cliente ideal num documento de texto e volte a atualizá-lo sempre que descobrir novas informações.

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